Quantcast
Channel: Desordem Pública » animação
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Animação mostra a história trágica dos conflitos no Oriente Médio

0
0

Há um pedaço de terra neste planeta azul onde as coisas não costumam ir muito bem. Aliás, na verdade, acho que nada deu muito certo por lá. Aquele pedacinho de terra, tão quente e arenoso, tão pequeno e insosso, meio sem graça, meio desgraçado, quase sempre atrai os olhos do mundo todo. Também pudera, o pedacinho de terra foi prometido por um deus a um grupo privilegiado de pessoas recém saídas das cavernas como um lar. E quem recusa um presente, não é mesmo? Presente dado é presente pegado. E quando o presente já tem dono, o que acontece? Conflitos e mais conflitos, o grande fado daquele pedaço de terra. A cartunista e ativista norte-americana Nina Paley fez uma animação que conta essa história toda de uma maneira bem simples e, infelizmente, atual.

Na belíssima animação, a cartunista utilizou como trilha sonora a música “Exodus Song”, composta para o filme norte-americano “Exodus“, que possui forte apelo sionista. Em seu blog, Nina Paley deu mais detalhes sobre cada um dos personagens da animação que ajudam a contar a história desta milenar e vexatória matança humana. Veja a seguir, com a tradução e adaptação do pessoal do blog Ano Zero:

Na belíssima animação, a cartunista utilizou como trilha sonora a música “Exodus Song”, composta para o filme norte-americano “Exodus“, que possui forte apelo sionista. Em seu blog, Nina Paley deu mais detalhes sobre cada um dos personagens da animação que ajudam a contar a história desta milenar e vexatória matança humana. Veja a seguir, com a tradução e adaptação do pessoal do blog Ano Zero:

 

homemprimitivo

Homem Primitivo
Esse “homem das cavernas” primitivo representa os primeiros humanos a se estabelecerem no atual território de Israel.

 

caanita

Cananeus
Cananeus eram os habitantes do reino antigo de Canaã, situado no Oriente Médio cerca de 2 mil anos antes da Era Cristã. O território de Canaã correspondia aproximadamente ao território de Israel nos dias de hoje.

 

egipcio

Egípcios
Canaã estava localizado entre duas grandes potências. Às vezes o território era controlado pelos egípcios…

 

assirio

Assírios
…e outras vezes pela Assíria, um reino acádio semita nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates, entre os séculos XX e XV a.C.

 

israelita

Israelitas
As “crianças de Israel” conquistaram a região conforme a sangrenta narrativa relatada no Velho Testamento. Estabeleceram-se na região entre os séculos XV e VI a.C.

 

babilonico

Babilônios
Mas o império da Babilônia dominou a região entre 1 792 a.C. e 1 595 a.C.

 

macedoniogrego

Gregos e macedônios
O império de Alexandre, o Grande, invadiu a Babilônia e, entre 356 e 323 a.C, dominou a região.

 

gregomacedonio

Helenos
Assim, que Alexandre morreu, seus generais começaram a lutar pelo controle do império.

 

ptolomaico

Ptolemaicos
Como resultado da disputa pelo território do império de Alexandre, a região passou a ser controlada por Ptolemeu, um dos generais de Alexandre, e seus descendentes, que se vestiam como os antigos faraós egípcios.

 

seleucida

Selêucidas
Mas o império Ptolemaico enfrentou o Império Selêucida, também composto por gregos e macedônios que disputavam o espólio de Alexandre.

 

sacerdotehebreu

Sacerdote Hebreu
Na animação, é uma figura representativa do povo hebreu, reunido em Jerusalém após o exílio babilônico.

 

macabeu

Macabeus
Os macabeus foram os integrantes de um exército rebelde judeu que assumiu o controle de partes da Terra de Israel entre 164 e 37 a.C., até então um Estado-cliente do Império Selêucida. Porém…

 

romano

Romanos
…os romanos invadiram a região, incorporando-a ao seu vasto império lá por 6 a.C.

 

bizantino

Bizantinos
Posteriormente o Império Romano dividiu-se, e a parte oriental foi chamada posteriormente de Império Bizantino.

 

califaarabe

Islã
Após as guerras bizantino-árabes (634-750 d.C), a região passou a ser parte do império islâmico.

 

cruzado

Cruzados
Em 1099 d.C, após se reunirem na Primeira Cruzada e matarem uma porção de gente em nome de Jesus Cristo, os europeus conquistaram a região e dividiram-na em várias Províncias, entre as quais o Reino de Jerusalém. Os cruzados massacraram a maior parte dos habitantes muçulmanos e os resquícios dos habitantes judeus.

 

mamelucoegipcio

Mamelucos do Egito
Entre 1250 e 1517, Jerusalém foi governado pelos mamelucos, que impuseram um pesado imposto anual sobre os judeus e destruíram os lugares sagrados dos cristãos no Monte Sião.

 

turco-otomano

Império Turco Otomano
Em 1517, Jerusalém e região caiu sob domínio Turco Otomano, que permaneceu no controle até 1917.

 

arabe

Árabes
A dominação turca trouxe a região um longo período de prosperidade, com árabes e judeus convivendo pacificamente na Palestina.

 

britanico

Britânicos
Porém, em 1917, após a Batalha de Jerusalém, o exército britânico capturou a cidade. Em 1922, a Liga das Nações confiou ao Reino Unido a administração da Palestina.

 

palestino

Palestinos
Os britânicos dominaram a região em que os palestinos habitavam.

 

judeueuropeu

Sionistas
Após a 2ª Guerra Mundial, populações judaicas oriundas da Europa convergiram para a região e passaram a lutar pela formação de um Estado Israelense independente.

palestinoflphammas

OLP, Hamas, e Hezbollah
Contra o domínio israelense, formaram-se vários focos de resistência militarizada: a Organização para a Libertação da Palestina, o Hamas e o Hezbollah.

 

estadodeisrael

Estado de Israel
Com apoio dos países ocidentais, principalmente dos EUA, os israelenses consolidaram sua posição na região.

 

terrorista

Terroristas
Uma das formas de combate ao domínio israelense na região é o uso de homens e mulheres bombas, entre outras táticas terroristas.

 

anjodamorte

Anjo da Morte
Esse é o verdadeiro vitorioso de toda essa história, ontem e hoje.

 

Será que um dia essa história terá um final feliz?

Parafraseando Jean Jacques Rousseau…

“O primeiro homem que, havendo cercado um pedaço de terra, disse “isso é meu”, e encontrou pessoas tolas o suficiente para acreditarem nas suas palavras, este homem foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassínios, de quantos horrores e misérias não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando os marcos, ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: Livrem-se de escutar esse impostor; pois estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos, e a terra de ninguém!” (“O contrato social”, 1762)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Latest Images





Latest Images